Brasil & Mundo

Anvisa autoriza pesquisa de remédio para novo coronavírus

Brasil é um dos maiores produtores mundiais de hidroxicloroquina. Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou nesta sexta-feira (27), que liberou a pesquisa com a hidroxicloroquina para o tratamento da Covid-19.

A licença, segundo a Agência, permite ao Hospital Albert Einstein avançar nas pesquisas em busca da cura da doença, com segurança e rapidez. O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de hidroxicloroquina.

Através das redes sociais, o presidente da República, Jair Bolsonaro, informou que o objetivo é que pacientes, em breve, se beneficiem desse tratamento para a Covid-19.

https://twitter.com/jairbolsonaro/status/1243502405779628033

Produtos controlados

A Anvisa enquadrou, em 20 de março, a hidroxicloroquina e a cloroquina como medicamentos de controle especial. A medida é para evitar que pessoas que não precisam desses medicamentos provoquem um desabastecimento no mercado. A falta dos produtos pode deixar os pacientes com malária, lúpus e artrite reumatoide sem os tratamentos adequados.

A Agência recebeu relatos de que a procura pela hidroxicloroquina aumentou depois que algumas pesquisas indicaram que este produto pode ajudar no tratamento da Covid-19.

< Idoso que morreu em Itaipuaçu não foi vítima do novo coronavírus Governo adota medidas para garantir segurança alimentar durante pandemia <